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Set 09 2015

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O carro mais vendido da Renault no Brasil acaba de ganhar um sobrenome de peso. Trata-se do Sandero R.S. 2.0, o primeiro R.S. fabricado e vendido no Brasil. O modelo manteve o mesmo DNA do famoso Sandero, mas traz importantes mudanças mecânicas (motor, câmbio, suspensão, freios, entre outras) e estéticas.

Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Sandero R.S. 2.0 é um legítimo esportivo. Com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos, chegando a 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado. O Renault Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária.

Além do propulsor, as principais alterações em relação ao Sandero Dynamique são as novas regulagens de suspensão, o assistente de arrancada em subida (HSA), o sistema de freios a disco nas quatro rodas, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) com regulagem específica R.S. e o sistema de direção eletro-hidráulica (EPHS), além dos três modos de condução que podem ser selecionados através do botão “R.S. drive”: Standard, Sport e Sport+ com o ESP desligado.

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Por fora, as principais diferenças visuais ficam por conta dos novos para-choques (dianteiros e traseiros), rodas 195/55 R16 com acabamento ‘Black Aluminium’ (opcional rodas 205/45 R17), saias laterais, do spoiler traseiro, dupla saída do escapamento,  espelhos retrovisores na cor preta brilhante e inscrição R.S. abaixo do logotipo Renault na grade dianteira e também na tampa traseira.

O interior é inspirado em um cockpit, com pedaleiras de alumínio, além de bancos e volante esportivos exclusivos. As cores e grafismos do painel de instrumentos são específicos da versão R.S., as saídas de ar ganharam detalhes na cor vermelha e os puxadores das portas são na cor Dark Metal.

O Renault Sandero R.S. 2.0 é um carro completo e vem de série, entre outros itens, com sistema de ar-condicionado automático e Media NAV Evolution, a moderna central multimídia integrada ao painel com tela de 7 polegadas touchscreen, que oferece bem mais do que GPS, Bluetooth® e rádio.

O Sandero R.S. 2.0 tem preço sugerido de R$ 58.880. Com rodas de 17 polegadas, o único opcional, o modelo custa R$ 59.880.

 

Divisão esportiva

A Renault Sport é a divisão da marca voltada ao automobilismo e veículos esportivos. Foi fundada em 1976 com a fusão dos departamentos de competição da Alpine e da Gordini. Hoje é responsável por fabricar, projetar, desenvolver e comercializar uma gama completa de carros esportivos e de corrida. São três níveis de esportividade: GT Line, com mudanças estéticas; GT, além da estética, tem preparação na mecânica; e a linha R.S., que representa o máximo da esportividade.

Ao ano, vende mais de 37 mil modelos especialmente preparados em todo o mundo e já fabricou mais de 1.000 monopostos. A divisão também é responsável por competições como a World Series by Renault e os campeonatos de monopostos da Fórmula Renault, atraindo 500.000 espectadores ao ano por toda a Europa, e cujas categorias constituem um fantástico trampolim para os futuros pilotos da Fórmula 1. Atualmente, 60% dos pilotos da Fórmula 1 já competiram em provas da Fórmula Renault. A Renault Sport também tem um sólido envolvimento na categoria de monopostos elétricos com a equipe E.dams-Renault, que venceu o primeiro campeonato FIA de Fórmula E neste ano.

 

Design alinhado à esportividade

O Renault Sandero R.S. 2.0 reúne as características esportivas essenciais da Renault Sport. O modelo adota elementos de design esportivo específicos dos modelos da divisão esportiva da marca.

  • O para-choque dianteiro específico com desenho das lâminas em estilo F1, remete à máscara dianteira dos carros de Fórmula 1.
  • Os faróis com molduras negras e a grade exclusiva contribuem para a esportividade e melhoram a alimentação do ar do motor.
  • Os faróis com luzes diurnas (DRL) em LED, únicos na gama Sandero, dão modernidade e tecnologia à dianteira do modelo.
  • As rodas de 16’’ do tipo Pit Lane (rodas 17’’ Grand Prix como opcional) contribuem para a performance e o visual.
  • Na lateral, as saias dão sustentação ao perfil do carro.
  • O aerofólio traseiro melhora a estabilidade e a aerodinâmica, permitindo mais 25 kg de “down force” em alta velocidade, além de remeter à sua alta performance.
  • O difusor de ar tipo F1 com saídas duplas de escapamento do lado esquerdo reforçam o caráter esportivo do carro.
  • As faixas na parte inferior lateral conferem um visual ainda mais esportivo. Os retrovisores são pintados na mesma cor preta das rodas.
  • Os emblemas R.S. localizados sob o logo da Renault na grade frontal e na traseira junto com o nome Renault Sport exibem orgulhosamente que o novo Renault Sandero R.S. 2.0 pertence à linhagem de hatches esportivos da marca.

No interior, vários detalhes remetem ao cockpit de carros esportivos. Bancos dianteiros, volante, manopla de câmbio e pedaleiras são exclusividades do Sandero R.S. 2.0. Com estrutura envolvente, os bancos com desenho específico proporcionam conforto e a sustentação lateral própria para as corridas. Já os apoios de cabeça são gravados com a assinatura R.S.. O revestimento tem um visual esportivo com tecido em dois tons de cinza, com pespontos na cor vermelha, além de um adorno constituído por uma faixa vertical. Com diâmetro 10 mm menor que o do Sandero Dynamique, o volante de três raios é revestido por couro preto pespontado em vermelho e tem pegada esportiva. As saídas de ar, as maçanetas e os mostradores do painel têm moldura na cor Dark Metal.  O velocímetro tem o fundo serigrafado nas cores vermelha, cinza e preta com agulhas diferenciadas também na cor vermelha. As pedaleiras, específicas do Sandero R.S. 2.0, são de alumínio e acompanham um descanso para os pés.

 

Design executado em conjunto pelo Renault Design América Latina e o Renault Technocentre

Todo o know-how da Renault Sport foi aplicado no desenvolvimento do Sandero R.S. 2.0, que tem projeto realizado em conjunto com o Renault Design América Latina, que fica em São Paulo, e o Technocentre da Renault Sport, na França, em colaboração com centros de engenharia locais.

 

 Máximas sensações ao volante

Assim como todos os carros da Renault Sport, o Renault Sandero R.S. 2.0 é fabricado com uma sólida estrutura de chassi e motor. O motor 2.0 (F4R) entrega 150 cavalos de potência e 20,9 kgfm de torque com etanol. Com sua caixa de câmbio manual de 6 velocidades e relações curtas, o motor entrega uma ótima performance, que é intensificada pelo peso de apenas 1.161 kg (proporcionando uma excelente relação peso-potência de 7,74 kg/cv.).

Com uma velocidade máxima de 202 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos, atingindo 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado, o Renault Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária.

O sistema de escape tem cano de escapamento de diâmetro 0,5 mm mais largo, um novo silencioso traseiro, além de saída dupla do escapamento, proporcionando um som envolvente e contribuindo para a performance do Renault Sandero R.S. 2.0.

Quando o propulsor de 2 litros é acionado, o som rouco e provocador que sai do escapamento garante sensações esportivas ao volante, impressão que é realçada quando o carro entra em ação. O Renault Sandero R.S. 2.0 é equipado com o exclusivo sistema R.S. Drive, que permite que o condutor selecione o modo de condução esportiva com o simples apertar do botão R.S., localizado no console central:

  • Modo Standard: não precisa ser ativado. O ESP fica ligado e o indicador de trocas de marchas está programado visando o baixo consumo.
  • Modo Sport: pedal com respostas mais rápidas, ronco do motor mais esportivo, desaceleração mais lenta, marcha-lenta aumentada para 950 rpm e alerta sonoro da troca de marcha, permitindo uma condução esportiva. É acionado ao pressionar o botão R.S..
  • Modo Sport+: todos os recursos listados acima, além do desligamento do ESP/ASR, permitindo uma condução esportiva, aproveitando plenamente todo o potencial do carro. É acionado através de uma longa pressão no botão R.S..

 

Suspensão esportiva

Com sua distância do solo 26 mm menor que o Sandero Dynamique, o Renault Sandero R.S. 2.0 proporciona sensações esportivas ao mesmo tempo em que se mantém confortável e seguro para uso no dia a dia.

O Sandero R.S. 2.0 tem barras estabilizadoras frontais 17% mais rígidas e um eixo traseiro 65% mais rígido em comparação com o Sandero Dynamique. As novas molas são mais firmes (aumento de 92% na frente e 10% atrás), combinadas a amortecedores hidráulicos exclusivos, com batentes em poliuretano. Adaptados à geometria específica do modelo, os amortecedores absorvem as vibrações da pista de forma progressiva e têm uma vida útil maior. O ângulo de inclinação da carroceria a 1º/g de aceleração centrífuga foi reduzido em um terço, atingindo 3.8°/g, comparado aos 5.6°/g do Sandero Dynamique.

Parte das sensações proporcionadas por um modelo Renault Sport é fruto da qualidade do sistema de frenagem. No Sandero R.S. 2.0, o sistema de frenagem apresenta um freio de curso curto, além de um pedal que oferece sensações progressivas. Este é o primeiro modelo da família Sandero a ser equipado com freios a disco nas quatro rodas, medindo 280 mm na frente (22 mm adicionais em comparação com o Sandero Dynamique) e 240 mm na traseira. A assistência é calibrada para uso intenso, tendo sido dada atenção especial à estabilidade e distribuição da frenagem, assim como à durabilidade e à resistência ao calor.

O Sandero R.S. 2.0 também é o primeiro modelo da gama a trazer assistente de partida em subidas (HSA), que é acionado quando o carro encontra-se em uma inclinação superior a 3º, além de controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e de tração (ASR).

O novo sistema de direção é ao mesmo tempo elétrico e hidráulico, onde o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do motor. A necessidade de assistência é determinada de forma mais eficiente, com base na velocidade do veículo. Quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente.

 

Completo de fábrica

O Sandero R.S. apresenta um grande nível de conforto e equipamentos de série, posicionando-se no topo da gama Sandero. A versão básica já conta com um alto nível de equipamentos, como as rodas de 16’’ Pit Lane, sistema de direção eletro-hidráulica, faróis de rodagem diurna de LED, ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco do motorista regulável em altura, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e sistema Media NAV Evolution. O único opcional aqui fica por conta das rodas de 17 polegadas.

O Media NAV Evolution oferece bem mais do que GPS, Bluetooth® e rádio. O sistema acessa Facebook e Twitter por meio do aplicativo Aha, via smartphone, e oferece várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor®, opções de restaurantes na base de dados Yelp®, informações climáticas da Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo.

A central multimídia também facilita a vida dos motoristas com informações do trânsito em tempo real no GPS, recurso possível por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel). Para os usuários do aparelho celular iPhone®, também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, que capta o comando de voz do motorista e permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, tudo isso sem tirar as mãos do volante.

 A gama de cores inclui: Branco Niege, Prata Etoile, Preto Nacre e Vermelho Vivo.

 

O Sandero R.S. 2.0 faz parte da linhagem do Clio R.S. e do Mégane R.S.. São modelos esportivos compactos, versáteis e de alta performance.

 

LISTA DE EQUIPAMENTOS

Versões

Sandero R.S. 2.0

 

 

ÁUDIO & MULTIMÍDIA

4 alto-falantes (3D Sound By Arkamys)

 

Sistema multimídia Media NAV Evolution com tela touchscreen 7'', navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth, USB com Eco Coaching e Eco Scoring

 

CONFORTO

Ar-condicionado automático

 

Banco do motorista com regulagem em altura

 

Bancos esportivos com design exclusivo

 

Comando de abertura das portas por radiofrequência

 

Direção eletro-hidráulica com regulagem de altura

 

Retrovisores com regulagem elétrica

 

Travas elétricas das portas

 

Vidros dianteiros elétricos

 

Vidros traseiros elétricos  

 

Vidros verdes

 

CONVENIÊNCIA

Abertura interna do reservatório do combustível

 

Abertura interna do porta-malas

 

Acelerador eletrônico 

 

Alarme sonoro de advertência de luzes acesas

 

Banco traseiro com encosto rebatível

 

Bolsas integradas na parte traseira dos bancos dianteiros

 

Computador de bordo multifunções

 

Conta-giros

 

Indicador de troca de marcha

 

Indicador de temperatura externa

 

Relógio

 

Iluminação do porta-malas

 

Indicador do reservatório de combustível da partida a frio

 

Luz interna na dianteira do teto

 

Iluminação do porta-luvas

 

Para-sol do motorista com espelho de cortesia oculto

 

Para-sol do passageiro com espelho de cortesia

 

Porta-copo / objetos no console central dianteiro

 

Porta-copo / objetos no console central traseiro

 

Porta-objeto nas portas dianteiras

 

Piloto automático (controlador e limitador de velocidade)

 

Sensor de estacionamento

 

Temporizador do limpador do para-brisa

 

Tomada de energia (12 volts)

 

ESTILO

Arcos de proteção nas caixas de rodas dianteiras e traseiras na cor preta

 

Coluna central com acabamento na cor preta (exceto veículo na cor preta)

 

Cano de escapamento duplo

 

Difusores de ar laterais com detalhes na cor vermelha

 

Extrator de ar traseiro

 

Puxador de porta na cor Dark Metal

 

Maçanetas externas na cor da carroceria

 

Maçanetas internas na cor cromo brilhante

 

Manopla da alavanca de câmbio com detalhe cromado

 

Luzes diurnas em LED

 

Grade dianteira inferior esportiva

 

Para-choque dianteiro exclusivo R.S.

 

Proteção de soleira nas portas dianteiras

 

Retrovisores na cor preta

 

Repetidor nos espelhos retrovisores

 

Revestimento completo do porta-malas

 

Revestimento da alavanca do freio-de-mão

 

Volante revestido em couro com inscrição R.S.

 

PNEUS & RODAS

Roda Pit Lane em liga-leve aro 16"

 

Roda Grand Prix em liga-leve aro 17"

OP

SEGURANÇA

Airbags do motorista e passageiro dianteiro

 

Alarme perimétrico

 

Alças de segurança no teto (1 dianteira e 2 traseiras)

 

Apoios de cabeça dianteiros reguláveis em altura 

 

Apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura

 

ASR - Controle eletrônico de tração

 

Bloqueio de ignição por " transponder"

 

Barras laterais de proteção nas portas

 

Brake-light

 

Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura

 

Desembaçador do vidro traseiro

 

ESP - controle eletrônico de estabilidade

 

Freios ABS

 

Modos de condução (Standard / Sport / Sport+)

 

Sistema HSA - assistente de arrancada em subida

 

Sistema CAR - travamento automático a 6 km/h

 

Trava para crianças nas portas traseiras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CORES *

Branco Niege

Prata Etoile

Preto Nacré

Vermelho Vivo

 

FICHA TÉCNICA: SANDERO R.S. 2.0

 

Arquitetura

Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas

Motor

Quatro tempos, bicombustível (gasolina e/ou etanol),

quatro cilindros em linha, 16 válvulas

Tração

Dianteira

Cilindrada

1.998 cm³

Diâmetro x curso

                                               82,7mm x 93,0 mm

Taxa de compressão

11,2:1

Potência máxima (ABNT)

145 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 150 cv (etanol) @ 5.750 rpm

Torque máximo (ABNT)

20,2 kgfm (gasolina) @ 4.000 rpm / 20,9 kgfm (etanol) @ 4.000 rpm

Alimentação

Injeção eletrônica multiponto sequencial

Pneus/rodas

195/55 R16 (opcional 205/45 R17)

Suspensão dianteira

MacPherson, triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos

telescópicos com molas helicoidais.

Suspensão traseira

Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador.

Freios

Dianteiros: discos ventilados de 280 mm de diâmetro e 24 mm espessura.

Traseiros: discos com 240 mm de diâmetro

Direção

Eletrohidráulica, diâmetro giro 10,6 m

Câmbio

Manual, 6 velocidades e marcha ré

Relações de marcha

1ª...................... 3,73:1

2ª...................... 2,10:1

3ª...................... 1,63:1

4ª...................... 1,29:1

5ª...................... 1,02:1

6ª...................... 0,81:1

Ré.................... 3,54:1

Diferencial......... 4,12:1

Tanque de combustível

50 litros

Porta-malas  

320 litros

Carga útil

458 kg

Peso (em ordem de marcha)

1.161 kg

Entre-eixos

2.590 mm

Comprimento

4.068 mm

Altura

1.499 mm

Largura (sem retrovisores)

1.733 mm

Aceleração 0 a 100 km/h

8,4 segundos (gasolina) / 8,0 segundos (etanol)

Velocidade máxima

200 km/h (gasolina) / 202 km/h (etanol)

 

Assessoria Renault

 

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